Madrinha

Dicas para Madrinhas

Há quem diga que a noiva pode tudo no dia do casamento, inclusive decidir as roupas de todos, mas sejamos razoáveis, você pode e deve dar sugestões e até ajudar as madrinhas na escolha das roupas, mas procure não ser autoritária, afinal ninguém gosta disso. O ideal é definir o comprimento dos vestidos, e combinarem que cor cada uma vai usar, e quais tons serão de exclusividade da noiva, assim ninguém corre o risco de ir com roupa igual ou parecida, é muito constrangedor. Se preferir também pode padronizar todas as madrinhas com o mesmo tom, ou até o mesmo modelo de vestido

Casamentos pela manhã

Por ser mais informal, pode-se usar um taillers, ou um vestido na altura da canela (clássico) ou no tornozelo (longuete), em tons claros e sem brilho. Modelos mais recomendados: estilo chanel ou longuete, mas caso as madrinhas queiram usar um vestido longo, escolher tecidos leves tais como o crepe.

Cores: Claras ou tons pastel como goiaba, amarelo, salmon, azul, lilás, verde, etc são boas pedidas. Miçanga e cetim são permitidas uma vez que bem mescladas com tecidos leves como o crepe. Evite tecidos brilhantes e prefira acessórios discretos.Se for ao ar livre pode-se usar chapéus mas somente em cerimônias muito requintadas, caso contrário, evite-o. E cuidado para evitar erros na escolha (um com aba curta outro longa), o ideal é que todas façam no mesmo local, o tom do chapéu deve ser o mesmo do vestido.

Casamentos à tarde

Pode ser o mesmo estilo usado pela manhã, sendo que os tons podem variar dos claros aos um pouco mais fortes e o comprimento mais longo, também já é aceitável um pouco de brilho e bordados suaves.

Cores: Mais quentes e também escuras tais como vinho, verde musgo, azul, roxo, porém, sem exageros de brilhos e formas.

Casamentos à noite

Os vestidos podem ser longos, com brilho discreto (a noiva é quem deve aparecer), os tons devem ser mais fortes, também podem optar por tecidos mais nobres. Já à noite, é permitido o uso de vestidos mais sofisticados em tecidos variados com pedrarias e acessórios em strass.

Cores: Fortes tais como vinho, verde musgo, marinho, roxo, que podem ser combinadas com o prata ou dourado. E procure evitar o preto para as madrinhas, ele somente deverá ser usado se trabalhado com vidrilhos, miçangas ou detalhes que destaquem o vestido, afinal é um casamento!

Dica para qualquer horário

Sapatos que agüentem horas e horas em pé; jóias, sem excesso; bolsas pequenas; vestidos, e vestidos + paletó; estolas e xales na cor do vestido, tecidos como tafetá, cetim, renda, shantung e georgette.

Evite

Roupas pretas, champagnhe ou brancas; calças compridas; roupas muito curtas; alcinhas fendas e decotes pronunciados sem paletós ou xales por cima; saia + blusa ou chemisier esportivo; vestido com cauda.